Diferente de quando compramos uma casa ou apartamento para morar, o imóvel para investimento deve ser visto como um negócio e ter potencial para dar lucro.
Investir em imóvel, seja residencial ou comercial, para locação ou venda, é uma alternativa segura de ganho financeiro a médio e longo prazos. Seja comprando imóveis para obter renda com locação ou participando de fundos imobiliários, as chances de lucro são muitas. A empresária Elaine Zanir, já trabalhou no mercado imobiliário e sabe identificar uma boa oportunidade de negócio. Há nove anos ela comprou um imóvel na Abelardo Bueno, quando a avenida nem era asfaltada. Na época investiu R$ 180 mil e já acreditava no potencial de crescimento da região. Durante todo esse período o imóvel ficou alugado, gerando renda para a empresária. No início do ano ela revendeu o imóvel por R$ 450 mil, uma valorização de 250%, maior do que qualquer aplicação no mesmo período.
O dinheiro já foi investido na compra de uma unidade do Palms Recreio Style & Residences, da João Fortes Engenharia, empreendimento inspirado no estilo de vida californiano. "Fiz um bom negócio. Como paguei Avista consegui negociar um bom desconto. Daqui a dois anos, quando for entregue, o imóvel já estará mais valorizado", aposta Elaine Zarur.
Para Luiz Henrique Rimes, diretor nacional de Negócios da João Fortes, o investimento em imóveis é uma excelente opção para quem tem dinheiro para aplicar e quer diversificar a carteira de investimentos.
"Como retorno financeiro é possível revender e ganhar sobre a valorização do mercado imobiliário, mesmo antes da conclusão da obra, assim como também é possível alugar e aguardar o melhor momento para a venda.
É um investimento seguro, porque se o mercado imobiliário estabilizar ou tiver uma queda não irá pesar no bolso do investidor", afirma.
BAIRROS DA ZONA NORTE SÃO 0 NOVO ALVO DAS CONSTRUTORAS E INCORPORADORAS
A Calçada enxerga nos bairros do subúrbio a próxima onda de crescimento do mercado imobiliário.
Os investidores também. A empresa lançou, recentemente, o Refinatto, no Méier. O bairro possui um comércio forte, shoppings centers de grande porte, além da conveniência de diversas escolas e hospitais e de uma farta oferta de transporte. A facilidade de deslocamento para a Barra da Tijuca, prevista após a construção da linha dois do metrô e a implantação das UPPs impulsionaram o mercado imobiliário em toda Zona Norte.
O Méier é o segundo bairro que mais cresce na região e vem sendo considerado um ótimo lugar para investir. Uma região tradicional, composta em sua maioria por moradores fiéis.