sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Ações de marketing digital prometem impulsionar mercado imobiliário

Anúncios de construtoras e imobiliárias em aplicativos de smartphones e redes sociais, além de investimentos em otimização nos sites atraem interesse de público segmentado nos empreendimentos
 
Diante do boom dos lançamentos imobiliários em todo o País, motivado por investimentos da iniciativa privada e do governo federal, evidenciar as vantagens de seus empreendimentos se tornou cada vez mais necessário para construtoras e imobiliárias. Uma das formas de conseguir chamar atenção do consumidor são as ações de marketing digital. 
 
Segundo Eduardo Sani, CEO da Uselink, empresa especializada em aplicar inteligência em campanhas no segmento, a internet é um importante canal para as empresas, uma vez que são criados praticamente todos os dias novas tecnologias na web, que podem ser utilizadas para aumentar as vendas de produtos ou serviços. “Como vantagem, o contratante que aposta em marketing digital ganha em performance, ou seja, ele vai investir o mesmo valor que na mídia tradicional e ter melhor resultado. Isso porque na internet se trabalha em cima de otimizações para gerar volume de leads qualificados”.
 
Para as empresas que estão começando a utilizar as ferramentas de marketing digital, o especialista explica que o primeiro passo é manter um site bem feito e estruturado. Apesar de boa parte das construtoras já disponibilizarem seus sites, muitos são pouco atrativos ou defasados. “O site é como uma vitrine de loja, ele precisa ser bem apresentável para atrair novos compradores”. Destaque para uma boa navegabilidade e integração com o sistema de SEO (Search Engine Optimization). Desta forma, o site será melhor posicionado em sistemas de busca como o Google. 
 
Outra dica do especialista é investir na compra de anúncios em sites segmentados, como os localizadores de apartamentos e residências, que dispõem de grande tráfego de audiência. Desta forma a empresa garante um público mais propenso a se interessar em seus lançamentos imobiliários. Aliada a essa ação, as campanhas mobile têm apresentado bons resultados, principalmente num país em que mais da metade da população já conta com aparelhos smartphones. “O celular se tornou um potencial para a publicidade. É possível enviar um SMS Marketing para pessoas que morem na rua de um novo empreendimento, e que tenham somente celulares com contas pós-pagas”, exemplifica Sani.
 
Os investimentos em aplicativos de geolocalização ou de trânsito, como o “Waze”, por exemplo, também têm se popularizado no Basil, apesar de já serem bastante difundidos nos Estados Unidos, Europa e Ásia. O aplicativo identifica a melhor rota de uma determinada região e também mostra os estabelecimentos e empreendimentos que existem ali. Tão populares quanto os aplicativos, as campanhas em redes sociais, como o Facebook, têm se mostrado eficazes. Nele é possível fazer segmentações avançadas e exibir banners somente para os usuários que tenham o perfil do seu público-alvo. "As empresas pode, por exemplo, exibir um banner para usuários que estão com o status de 'noivo' ou que recentemente tiveram um filho. Isso porque essas pessoas podem estar procuram um novo local para morar, ou seja, são potenciais cliente".
 
Uma alternativa gratuita e ainda desconhecida por muitas empresas é o recurso Google Place. Cadastrando o endereço do empreendimento na plataforma, o  Google Maps passa a identificá-lo em suas rotas. “Assim quando um usuário digitar uma palavra como: “apartamento a venda vila mariana” ele vai encontrar um ponto no mapa com o seu empreendimento”, orienta Sani.
 
Essas e muitas outras estratégias de marketing digital estão disponíveis na internet, dando vantagens financeiras principalmente às construtoras e imobiliárias que fazem um planejamento estratégico bem elaborado. O retorno desse tipo de campanha é outra vantagem para as empresas, por ser relativamente curto, como explica Sani. "O resultado de ações de marketing digital pode ser visto em média após 10 dias de trabalho, daí a importância do apoio de uma consultoria para orientar esse trabalho", finaliza.

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