quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Área de lazer é cada vez mais valorizada no mercado imobiliário de Contagem

Churrasqueira, piscina e espaço fitness ganham espaço crescente nos novos empreendimentos na cidade
Estado de Minas

Já foi o tempo em que a escolha do apartamento ficava apenas por conta da metragem, divisão dos cômodos e acabamento. Cada vez mais exigentes, os consumidores querem espaço para fazer atividade física, receber os amigos para um churrasco e, por que não, se refrescar nos dias tórridos de verão. De olho na demanda crescente de empreendimentos com essas características, o mercado imobiliário de Contagem se movimenta para oferecer produtos que se enquadrem nesse perfil.

“O que notamos é que hoje há uma carência de imóveis com área de lazer. O que temos são apartamentos muito restritos à condição de dormitório”, reconhece Henrique Moreira, diretor da Toninho Imóveis/Netimóveis Contagem. Atualmente, a maioria dos apartamentos à venda na cidade está limitada a áreas menores, com prédios de três a quatro pavimentos, dois a três quartos e uma vaga na garagem, quando muito, duas. “Em grandes áreas, onde se justificariam construções com área de lazer, foram construídos condomínios populares que têm como enfoque o baixo custo.”

A estimativa do mercado é de que a destinação de espaço para quadra, piscina e outras vantagens que contemplem a qualidade de vida elevem em cerca de 5% o preço do imóvel. A gerente de vendas da Wilma Netimóveis Contagem, Isabel Oliveira, calcula que a diferença entre aqueles que têm e os que não têm itens de lazer pode variar de R$ 2 mil a R$ 20 mil. “Se houver área gourmet, quadra e espaço verde, o valor tende a subir. Vai depender da quantidade de serviços oferecidos.”

Apesar do receio das construtoras menores, focadas geralmente no mercado de baixa renda, de que esse percentual possa ser um fator de perda de competitividade, as imobiliárias garantem que muitos clientes estão dispostos a bancar os custos mais altos. “Essa hoje é a grande oportunidade de negócio. Atualmente, não tenho nenhum apartamento em prédio individual que tenha essa característica, mas se tivesse, não levaria nem 30 dias para vender”, afirma Isabel

O acesso intensivo à informação tem aumentado a exigência do consumidor. “O perfil do cliente de Contagem está mudando. Ele está mais informado, pesquisa, consulta as construtoras e quer saber detalhes do empreendimento”, observa a gerente da Wilma Netimóveis. Até alguns anos atrás, poucos eram os questionamentos quanto a unidades com itens de bem-estar. “Principalmente pela falta de oferta. Como muitos compradores não tinham conhecimento de imóveis com esse perfil em Contagem, eles buscavam dentro do que estava disponível.”

Grandes construtoras deram os primeiros passos no sentido de oferecer opções de condomínios com esse conceito de lazer, a exemplo da MRV Engenharia, que lançou recentemente o Parque Fontana de Biasca, e a Direcional Engenharia, que apresentou no ano passado o Condomínio Oásis. Lançamentos com esse diferencial começaram a chamar a atenção dos clientes. “Acreditamos que muitas outras construtoras virão com esse enfoque na área de lazer e na qualidade de vida. E é isso que o mercado quer”, reconhece Henrique Moreira.

Cliente-alvo determina os serviços oferecidos 
Construtoras querem atender mercado em expansão e é o perfil do possível comprador e o do bairro onde está localizado o empreendimento que vão definir os "itens a mais" do projeto

Grandes construtoras são pioneiras na apresentação de projetos que integram quadra poliesportiva, churrasqueira, piscina, espaço fitness e área gourmet e atiçam o interesse das menores em seguir o mesmo caminho. A MRV integra um grupo ainda pequeno de empresas que valorizam oferta desse serviço e não abre mão de variedade mesmo em empreendimentos destinados à classe média baixa. “Acreditamos que isso é um diferencial que impulsiona as vendas e faz com que o cliente opte pela MRV”, diz o diretor comercial e de marketing da construtora mineira, Rodrigo Resende.

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