sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Setor imobiliário deve aquecer a economia em 2014


Construtoras e incorporadoras pretendem desovar seus estoques e ampliar a média de lançamentos

 Quase oito milhões de pessoas devem realizar o sonho da casa própria nos próximos dois anos, o que representa um universo de oito famílias para cada grupo de dez. O levantamento é baseado em pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular, que aponta um cenário positivo para o setor imobiliário em 2014.
Construtoras e incorporadoras pretendem desovar seus estoques e ampliar a média de lançamentos ainda no primeiro semestre desse ano. Para os financiamentos de imóveis serão disponibilizados R$ 172,8 bilhões em recursos provenientes da caderneta de poupança e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). “O crédito imobiliário no Brasil ainda é muito farto, o volume de capital é enorme em decorrência da injeção dos recursos da poupança e do FGTS no financiamento do setor. Além do capital privado, que sempre busca a segurança imobiliária como investimento”, ressalta o especialista em Direito Notarial e Registral, Marcus Felipe dos Santos. “O controle inflacionário proporciona o campo perfeito para a continuidade deste desenvolvimento”, destaca.
Segundo Marcus, o mercado imobiliário e de construção civil está em pleno processo de crescimento. “Em determinadas regiões do país e para determinados tipo de empreendimento, pode-se observar certos nichos de saturação de mercado. Como, por exemplo, para empreendimentos de alto padrão com quatro quartos, em cidades como São Paulo e Belo Horizonte. Porém, de modo geral, o déficit habitacional no Brasil ainda é muito grande”, observa.
Ele aponta, ainda, que regiões como o Nordeste, Centro-Oeste e Norte estão vivendo hoje uma explosão em termos de crescimento econômico, o que reflete diretamente no mercado imobiliário. “O crescimento da renda das famílias brasileiras proporciona um maior poder de compra e, neste contexto, o principal desejo de consumo ainda é a casa própria”, afirma.
No entanto, ele tem uma ressalva. “Creio que, pelos indicadores econômicos, a tendência do mercado imobiliário é se manter em crescimento, porém, a medida que a demanda for sendo suprida, a tendência é, não uma retração no mercado, mas um crescimento menos voraz”, avalia.
Marcus Felipe dos Santos é escrevente substituto do Cartório do 4º Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte; Bacharel em Direito pela Faculdade Milton Campos; Pós-Graduado em Direito Notarial e Registral e Mestrando em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Milton Campos, em Belo Horizonte/MG.
Capacitação
O professor e especialista Marcus Felipe dos Santos estará em João Pessoa, entre os dias 21 e 23 de fevereiro, para ministar um curso sobre Incorporação Imobiliária e Condomínio Edilício. O evento, que acontece no Verdegreen Hotel, será promovido pela S&T Cursos, empresa especializada em capacitação de profissionais do mercado imobiliário e construção civil. As vagas são limitadas.
O curso possui como foco os aspectos jurídicos e registrais essenciais para a Incorporação de Imóveis. Durante os três dias, os participantes irão adquirir conhecimentos essenciais para a prática da atividade por todos os profissionais do ramo, como advogados, engenheiros, arquitetos, registradores de imóveis, tabeliães de notas, corretores de imóveis, despachantes, contadores.
“Hoje, com o mercado cada vez mais concorrido, esta capacitação se faz necessária para que se obtenha agilidade e segurança nos procedimentos essenciais da incorporação imobiliária, podendo, assim, lançar um produto legal e bem regulamentado, o que promoverá, consequentemente, o desenvolvimento e o destaque do incorporador no mercado”, aponta Marcus.
Pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário