segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Preço de imóveis usados cresce 10,1% em Curitiba

Estudo do Secovi aponta o crescimento de 18% no número de ofertas de vendas de imóveis comerciais

O mercado curitibano de venda de imóveis residenciais usados fechou janeiro com a variação de 0,33% no valor ofertado, com relação ao mesmo período do ano passado. Já no acumulado de 12 meses, o valor chegou a 10,1%, ou seja, uma diferença de quase cinco pontos percentuais na comparação com o IGPM do período, que ficou em 5,66%.
“A média dos valores encontrados na capital paraense ficou muito parecida com o que vemos nas demais capitais do país”, frisa o presidente do Inpespar e vice-presidente de economia e estatística do Secovi, Luiz Fernando Gottschild. O dado faz parte do estudo realizado mensalmente pelo Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), que faz parte do Sistema Secovi, que há 20 anos realiza este tipo de levantamento.
De acordo com Gottschild, o crescimento no número de ofertas nesse setor atingiu o nível de 18% nos imóveis comerciais e 2% no caso dos residenciais, na comparação de janeiro ao mesmo período do ano passado.
Com relação aos imóveis comerciais, a média de preços ofertados medida em janeiro, em comparação com o mês anterior, apresentou uma variação de 1,28%. Já no acumulado dos 12 meses, a variação observada chegou aos 17%. 

Segundo Gottschild, o centro ainda concentra a maior oferta de imóveis comerciais, cerca de 23% do total. “Depois da região central, os bairros do Boqueirão (5,3%), Água Verde (5%), o Batel (4,9%) e o Xaxim (3,8%) concentram os maiores estoques”, explica. De acordo com ele, a estimativa de negociação deste tipo de imóvel não teve variação significativa na comparação de janeiro de 2014, quando foram negociados 38 imóveis, com janeiro de 2013, que teve 36 vendas.
O índice de Venda de Usados Sobre Oferta (VUSO) para os imóveis residenciais fechou janeiro em 4,5% não apresentando alteração significativa em janeiro de 2013 (4,9%). Com relação à velocidade de venda de usados, o IVVU médio foi de 118 dias. A venda mais rápida ficou com os apartamentos, que teve média de 108 dias.
Já com relação ao VUSO comercial, o índice de janeiro deste ano ficou em 4,4% enquanto o do mesmo período de 2013 foi de 4,9%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário