Arquiteto Sidnei Machado não abriu mão dos elementos naturais na composição do ambiente
Victor Meirelles, o pintor preferido da princesa Isabel, é o ponto de partida para a criação do projeto da Sala Gourmet Victor Meirelles por Bontempo, assinado pelo arquiteto Sidnei Machado. Este é um dos espaços premium do Núcleo Catarinense de Decoração. O profissional buscou em suas pesquisas a obra-mor do pintor, intitulada A Primeira Missa no Brasil (1861) – uma das obras de arte mais representativas do país –, e trouxe para este espaço algumas das principais referências.
Na ambientação da sala, que reúne a área gourmet, organizada com o mínimo necessário para se preparar uma refeição (bancada de serviço com pia, forno, adega, frigobar, fogão tipo dominó); o canto da mesa para o convívio das pessoas; e a galeria do artista, Sidnei não abriu mão dos elementos naturais. Além disso, pontuou o décor com esculturas indígenas e uma canoa, que remetem ao cenário da tela inspiradora, onde os índios assistiam à primeira missa.
Difícil não notar o grande painel adesivado na parede atrás da estante iluminada que compõe o ambiente. A imagem é uma impressão da tela Uma rua da cidade de Desterro (1851) do artista Victor Meirelles, na qual ele retrata a Rua João Pinto em Florianópolis. A obra original é de pequenas proporções (34,2x49,3 cm), mas para o espaço ela ganhou uma versão ampliada e vestiu por completo uma das paredes.
Uma ideia bem interessante proposta pelo arquiteto na sala é a do balcão expositor em laca fosca vermelha, no canto da galeria. Para aqueles que querem ir um pouco mais além, nove gavetas trazem ensaios e traços de Victor Meirelles com textos explicativos.
"É uma maneira de possibilitar que os visitantes interajam com o espaço e conheçam um pouco mais da obra do artista inspirador."
Nenhum comentário:
Postar um comentário